Novidades
Home / Dicas de Beleza / Dicas de uso do óleo de coco na sua rotina de beleza e saúde

Dicas de uso do óleo de coco na sua rotina de beleza e saúde


As mais antenadas já perceberam que, de uns tempos pra cá, o óleo de coco vem ganhando espaço na rotina de beleza de milhares de mulheres. Porque, o produto é considerado um hidratante natural, que melhora a elasticidade da pele, deixando a mais macia e sedosa. Além disso, ele é rico em vitamina E, um poderoso antioxidante que previne o envelhecimento precoce de diversas áreas do corpo.

oleo-coco-mid

O ácido láurico ao ser absorvido vira monolaurina no sangue, um potente antibiótico (mata bactérias, trata infecções diversas), anti-inflamatório, antifúngico e antiparasitário (mata inclusive vários tipos de vermes).

Aumentando a saciedade, diminuindo a fome (aumenta as enzimas CCK e PPY). O óleo de coco é também um imunomodulador ou seja, melhora a defesa do corpo e trata diversas doenças auto-imunes, como Lúpus, artrites e outras doenças degenerativas auto-imunes. O óleo de coco previne a queda de cabelos em homens e mulheres, pois ele inibe a enzima 5 alfa redutase. Previne também tromboses, além de diminuir o colesterol total, LDL e aumenta o HDL (considerado um bom colesterol).

Cozinhar com o óleo de coco além de todos os seus benefícios citados acima, não gera gordura trans (que são maléficas ao nosso corpo) e de quebra é livre de um veneno chamado: óleos vegetais (esses mesmo que todos usam pra cozinhar, óleo de soja, canola, milho, girassol, etc) que inflamam o corpo, ao contrário do óleo de coco que é um potente anti-inflamatório natural.

oleo-de-coco-mid

O conhecido médico e cirurgião plástico Dr. Rodrigo Duprat, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica divulga uma lista de aplicações para o produto e diz: “o óleo de coco é composto em grande parte por ácido láurico, uma substância rica em gorduras, com propriedade anti-inflamatória e antimicrobiana. Isso faz do óleo um ótimo hidratante oclusivo, ou seja, que impede a perda de água, melhora a flora bacteriana natural da pele e também promove uma limpeza profunda e restauradora”.
Vamos agora ver algumas dicas  para incluir o produto na sua rotina de beleza, desde os cuidados com a pele, até a saúde bucal. Tudo de bom meninas!
Atenção você que sofre com pelinhos encravados, essa dica é pra você em especial. Logo após a remoção dos pelos, o produto pode ser utilizado para deixar a pele hidratada e prevenir possíveis irritações.

Rosto
Para quem tem pele de mista a seca, o óleo atua como emoliente, deixando a pele do rosto mais macia e homogênea. No entanto, Dr. Duprat aconselha que o produto não seja utilizado de forma exagerada por quem tem pele oleosa ou com acne, pois ele pode piorar a obstrução dos poros.

Corpo
O óleo quando aplicado no corpo, além de hidratar as áreas mais secas, como joelhos e cotovelos, que precisam de uma dose extra de cuidados, o óleo ajuda a combater aquelas manchas brancas de micose, que aparecem na pele durante o verão. Ele também é um aliado no tratamento dos pés, por que hidrata a pele ressecada do calcanhar e também evita a proliferação de micro-organismos que podem causar maus odores e infecções fúngicas.

Cabelos
Ótima dica para os cabelos, o óleo deve ser usado, mas atenção. Somente no comprimento dos fios, evitando a aplicação no couro cabeludo. A dica do médico é não usar o produto em excesso, já que pode obstruir os poros do couro, causando um aumento na oleosidade e até queda e enfraquecimento dos fios. Mas, apesar disso, o produto é um ótimo hidratante para pontas com ressecamento.

Higiene bucal
Graças à propriedade antimicrobiana, o bochecho com óleo de coco pode reduzir em até 50% as placas bacterianas orais. Para fazer em casa, basta colocar o óleo na boca e fazer um bochecho intenso por alguns minutos. A ação mecânica atua em conjunto com os outros benefícios do óleo, removendo a placa e promovendo uma sensação de limpeza nos dentes, boca e língua.

Hidratante de cutículas
Na hora de fazer as unhas, o óleo também pode servir para hidratar a suas cutículas. Além disso, ele também serve para amolecer as pelinhas, sabe?

Retirando a maquiagem
Por ser um óleo, ele pode ser um grande amigo na hora de tirar as maquiagens dos olhos, inclusive máscaras de cílios à prova d’água.

E uma última dica é que o óleo de coco é considerado um dos três alimentos mais perfeitos para o ser humano (junto com o leite materno e o ovo). Para você ter uma ideia, o óleo de coco é tão benéfico que é usado em fórmulas infantis e também em nutrição parenteral (alimentação de pacientes debilitados feita pela VEIA, de forma líquida).
Nossa quanta coisa boa gente, agora que vocês já sabem é só aproveitar!!! Bjsss

por Redação

Comentários

Veja também

Receita caseira elimina MANCHAS NO ROSTO

Você já ouviu falar dos benefícios que o arroz pode trazer para sua pele? Não? Então …