Novidades
Home / Beleza / Você sabe lavar seus cabelos?

Você sabe lavar seus cabelos?


Se você acha que sabe lavar seus cabelos (uma coisa tão natural para nós), acho que essa postagem foi feita para você. Por que sempre podemos aprender mais alguma coisa para melhorarmos esse procedimento de higiene do nosso dia a dia. Usando as técnicas corretas podemos fazer um mundo de diferença na saúde dos nossos cabelos, solto e com brilho. Quem não quer, não é mesmo? Mas se você estiver cometendo alguns erros comuns, você pode estar prejudicando o seus lindos cachos, mesmo sem perceber. Vamos compartilhar as melhores dicas para lavar suas madeixas da maneira certa.

voce-sabe-lavar-seus-cabelos-mid

1. Se você tem cabelo longo, em primeiro lugar
Super dica. Se você tem cabelo abaixo dos ombros, proteja as extremidades que são mais frágeis na hora de secar e consequentemente sofrem mais danos, aplicando uma pequena quantidade de condicionador nas pontas deles levemente, antes de qualquer lavagem. Isto não só irá manter as extremidades saudável, pois o condicionador vai preencher quaisquer buracos na cutícula com a umidade, tornando-se mais sedosos e brilhantes.

2. Lavando os cabelos
Assim como a sua roupa precisa de um ciclo de lavagem antes de adicionar detergente, o cabelo deve estar completamente molhada antes de adicionar o seu shampoo. Atenção meninas, para essa dica! A água quente irá abrir a cutícula, o que é bom para remover qualquer sujeira ou produto preso no cabelo. Outro bônus: Quando o cabelo é lavado em água quente, ele solta os óleos através do couro cabeludo e abre a cutícula por isso é capaz de absorver o óleo em seu condicionador. Uhuuu, até aqui tudo bem. Muitas já fazem direitinho. Vamos a próxima dica.

Leia mais:
12 dicas para usar o condicionador de cabelos
6 dicas para usar o SAL na sua BELEZA
Combata já a queda de cabelo!

3. Ensaboar, mas apenas no couro cabeludo
Você só precisa de ensaboar o couro cabeludo com a ponta dos dedos, nunca com as unhas e dando mais atenção, particularmente na nuca. A melhor maneira de ensaboar-se é da raiz às pontas, removendo assim os resíduos de gordura e poluição do dia a dia. O cabelo mais próximo do couro cabeludo é o mais novo e, inevitavelmente, é o mais oleoso, enquanto o final do cabelo é o mais antigo e geralmente mais seco, parte mais frágil do cabelo.

Não use shampoo mais do que você precisa. Os especialistas dizem que uma quantidade de meia colher de sopa de shampoo é suficiente. Se o seu cabelo é particularmente longo ou grosso, vá em frente e dobre a quantidade (uma colher de sopa). Pode parecer pouco, mas é o suficiente.

4. Seja gentil
Atrito pode danificar permanentemente cutícula do seu cabelo, levando à ruptura e frizz. Pense sobre, lavar os cabelos como você lava suas mãos delicadas – com muito cuidado.

Comece o processo sempre fazendo espuma nas raízes. Aumentando o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo e estimulando o crescimento do cabelo usando traços verticais com média pressão. Não use movimentos circulares, o que pode acabar emaranhando seu cabelo.

Em seguida, espalhe a espuma sobre as extremidades em um movimento acariciando em linha reta. Não esfregue as extremidades frágeis, que geralmente são mais secas ou use movimentos de trás para frente como se estivesse lavando um pano em uma tanque de lavar roupas.

5. Não repita o enxague
Apesar do que as instruções na parte traseira de embalagem do shampoo informar nas instruções, não há necessidade de lavar o cabelo duas vezes. Evite descamar (ressecar) o cabelo, fazendo apenas um enxague com shampoo, que é geralmente suficiente. A menos que o cabelo esteja extremamente sujo e a primeira lavagem com o shampoo não produziu uma espuma, nesse caso, vá em frente e faça uma nova aplicação de shampoo.

6. Aplique o condicionador
Depois de ter lavado com shampoo, esprema um pouco da água do cabelo antes de colocar o condicionador. Então coloque o condicionador e mantenha a cabeça fora da água enquanto lava o resto do corpo durante o banho, deixando o condicionador de enxague para para a etapa final. Quanto mais tempo o condicionador permanecer no seu cabelo, o melhor será a absorção dos componentes. Não coloque condicionador na raiz de seu cabelo, o óleo natural de seu couro cabeludo é mais concentrada lá.

7. Finalize lavando com água fria
A água fria vai fechar a cutícula apertado, selando a camada exterior das cutículas do cabelo, o que fará com que ele reflita mais luz e emitem os mais brilho.

Mais dicas para lavar os cabelos

Use um shampoo e condicionador que é feito para o seu tipo de cabelo. Se o seu cabelo é seco, escolha produtos hidratantes. Se seu cabelo é pintado, opte por fórmulas de específicas para o tipo de tintura usado. Shampoos “volumizing” tendem a deixar o cabelo volumoso, por isso eles são melhores para os tipos de cabelos finos. Os cabelos tornam-se mais encorpados e cheios na aparência e no toque, respondendo melhor aos variados penteados.

A quantidade de vezes que você deve lavar o cabelo depende do seu tipo de cabelo também. Se você tem cabelos oleosos ou misto, você pode precisar lavar com shampoo diariamente. Cabelo normal ou seco pode ser lavado de duais a três vezes por semana, dependendo do clima e tipo de cabelo.

Filtrar a água. Especialistas recomenda a utilização de um filtro de chuveiro, tais como o AcquaShower, uma vez que remove ferrugem e minerais da água que podem tirar o brilho, e depositar nos cabelos loiros deixando-os com o tempo mais escuros e feios (já testamos e realmente ficou diferente após alguns dias de uso, deixando o cabelo super macio.)

por Redação

Comentários

Veja também

MELASMA, causas e tratamentos

Em algum momento você se olha no espelho e… descobre manchas no seu rosto, o …