Novidades
Home / Dicas de Saúde / AUTOESTIMA – dê um upgrade na sua

AUTOESTIMA – dê um upgrade na sua


Autoestima é tudo, ouvimos muitas pessoas falando sobre a importância de ter uma boa autoestima e o como ela contribui para resultados na vida. E para nossa tristeza ouvimos falar mais ainda em como as pessoas se sentem com baixa autoestima. E o que vem desencadeando esse problema? Quais seriam as possíveis explicações? O que a autoestima tem a ver com padrões de beleza? Como é possível desenvolver a AUTOESTIMA?

autoestima-mida

Desde o ponto de vista da psicanálise, a autoestima está intimamente relacionada com o desenvolvimento do ego. A autoestima surge da auto-imagem positiva que temos de nós, é algo que de forma pro-activa construímos. A autoestima não se constrói na passividade, nem quando pensamos que vem dos acontecimentos exteriores, a autoestima desenvolve-se no mundo real. O que se pretende é uma construção sólida, e isto só é possível a partir do nosso interior.

Pessoas com baixa autoestima se sentem inseguras, com dúvidas constantes, necessidade de agradar os outros, buscam aceitação, precisam de aprovações, acreditam que mudar a imagem corporal ou facial a deixarão felizes, têm dificuldades de se posicionarem e fazerem escolhas.

autoestima-eu-me-amo-mid

Entender esse conceito significa entrar em contato consigo e descrever qual é a sua opinião em relação a admiração por si. É também reconhecer quais são seus pontos fortes e quais precisam ser desenvolvidos e potencializados. É a capacidade de reconhecer e confiar no seu potencial. A autoestima reflete nos pensamentos e comportamentos diários inconscientes.

“Pessoas com elevada autoestima são as mais desejadas e, as pessoas desejadas em sociedade.”

Brian Tracy

Já as pessoas que tem boa autoestima, possuem autoconhecimento, autoconfiança, amor próprio, se responsabilizam pelas atitudes independente de certas ou erradas, valorizam seu padrão físico, se sentem seguras, se posicionam e fazem escolhas que representam sua vida.

Desenvolver boa autoestima é a capacidade de confiar no próprio potencial e fugir as regras, aliás você criará os seus padrões. É ir na essência e não apenas na causa. Já tive muitos pacientes que fizeram  intervenção corporal ou facial pensando que a autoestima iria melhorar. De fato, causou incentivo, mas a insegurança e os desconfortos advindos da baixa autoestima, provavelmente se manterão.

Leia também:

Autoestima, saiba como combater os pensamentos negativos sobre si mesma e reconheça seu valor!
Fibromialgia – O coração sente, o corpo dói
Endometriose – Complicações de percurso

autoestima-e-tudo-mid

De um upgrade na sua AUTOESTIMA, veja algumas dicas:

  • Socialize, saia da casa, convide um amigo para um almoço. A convivência com os outros dará oportunidades de estabelecer contacto com outras pessoas, e praticar uma comunicação efetiva e relacionamento interpessoal.
  • Palavra chave autodesenvolvimento. Conheça sua história, entenda seus pensamentos e comportamentos.
  • Desenvolva a autoconfiança que é a capacidade de confiar e agir positivamente independente das circunstâncias.
  • Defina metas, pois as pessoas que estabelecem regularmente os seus objetivos ganham nove vezes mais ao longo das suas vidas, comparativamente aos que não os estabelecem. Ao definir metas claras, práticas e exequíveis, você tem um alvo em direção ao qual se pode movimentar. Com o estabelecimentos de metas, os passos e ações que faz estão direcionados para a obtenção de um resultado.
  • Busque o auto respeito que é a aceitação clara e coerente do seu próprio potencial, mesmo que o resultado seja diferente do esperado.
  • Estimule a gratidão pela vida. Quanto mais grata você for, mais coisas boas acontecerão.
  • Busque desenvolver relações baseadas em carinho, respeito, afeto e muita troca.
  • Ajude alguém ou ensine-lhe algo. Quando você ajuda outras pessoas a sentirem-se melhor e a gostarem delas, certamente irá fazer você sentir-se bem consigo mesmo. Veja o que você pode fazer para os outros se sentirem bem ou estimulá-los a sorrir.
  • Pare de se comparar a outras pessoas. Uma baixa autoestima decorre do sentimento de sentir-se inferior aos outros.
  • Liste as atividades que você mais gosta de fazer e realize-as pelo menos uma a cada dia.
  • Atividade física regularmente ajuda muuuuiiito… busque ter alimentação saudável.
  • Você pode… sinta o seu potencial e a sua força interior e saiba que ela pode ser transformadora, desde que você escolha essa opção.

E você está preparada para dar um upgrade na sua autoestima? Faça essa escolha e seja uma MID você também?

Deixe seu comentário. É muito importante para nós. Bjss

por Redação

Comentários

Veja também

Se SURPREENDA com o poder da FOLHA DE GOIABA

Bem, quem não conhece ou já comeu GOIABA, né? Essa fruta com cheiro e paladar …