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ANSIEDADE: COMO EVITÁ-LA?

Os sintomas de ansiedade podem se manifestar a nível físico, como a sensação de aperto no peito e tremores ou a nível emocional como a presença de pensamentos negativos, preocupação ou medo, por exemplo e, geralmente, surgem vários sintomas ao mesmo tempo.

Se busca a todo momento estabilidade, conforto e segurança. Então, é inviável não nos depararmos com a ansiedade, que é o sentimento ou a sensação causada pela excessiva excitação do Sistema Nervoso Central. Cria a dúvida, medo, aflição e expectativa de que algo positivo ou negativo aconteça. Como administrá-la? Quando procurar ajuda profissional?
A ansiedade estimula ações, porém em excesso, causa exatamente o contrário. Percebo que o nível das pessoas referente à tolerância dos sintomas ansiosos estão cada vez menores, pois o medo e desconforto é assustador. Encontramos muitas pessoas frustradas por tentarem e não conseguirem controlar a ansiedade.

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Ansiedade não se controla, se sente. A ansiedade é uma “manifestação” do nosso corpo. Se faz necessário entender o motivo pelo qual ela se faz presente. Busque sempre entender o motivo ao invés de tentar controlar os sintomas.

Agora, se os sintomas estão impedindo você de realizar tais atividades é hora de buscar ajuda profissional. Pois, a ansiedade pode aparecer sob diversas formas, tais como: Transtorno de Ansiedade Generalizada, Fobia específica, Fobia Social, Estresse Pós Traumático, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Síndrome do Pânico, Transtorno Dismórfico Corporal, Vigorexia…

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Sintomas físicos

  • Enjoo e vômitos;
  • Tontura ou sensação de desmaio;
  • Falta de ar ou respiração ofegante;
  • Dor ou aperto no peito;
  • Dor de barriga ou mesmo diarreia;
  • Roer as unhas;
  • Tremor;
  • Palpitação do coração;
  • Irritabilidade e fadiga fácil;
  • Tensão muscular, principalmente dor nas costas;
  • Balançar as pernas e os braços;
  • Falar muito rápido;
  • Dificuldade em dormir, dormindo poucas horas e dificuldade para adormecer.

Sintomas emocionais

  • Agitação, balançando os pernas e os braços;
  • Nervosismo;
  • Dificuldade de concentração e para relaxar;
  • Preocupação;
  • Medo constante de alguma situação em particular, como por exemplo medo de se machucar;
  • Sensação de que algo ruim vai acontecer;
  • Descontrole sobre os próprios pensamentos;
  • Preocupação exagerada em relação à realidade.

Precisamos aprender a conviver com a ansiedade, ela faz parte. Não existem pessoas que não são ansiosas. É necessário discernimento para diferenciar a ansiedade normal da patológica. Siga as dicas a seguir e garanta qualidade de vida nos momentos de ansiedade.

  • A ansiedade é uma ameaça de que algo positivo ou negativo aconteça. Quanto maior a expectativa, maior será a ansiedade.
  • Busque não se apavorar, reprimir ou controlar os sintomas. A ansiedade é “produzida” através de você. Não tenha medo!
  • Não foque no sintoma e sim busque conversar consigo e entender o contexto e o motivo da ansiedade.
  • Pratique a respiração diafragmática, escute musica clássica, instrumental, desfoque dos sintomas e entenda o motivo pelo qual seu corpo está manifestando tais sintomas.
  • Caso os sintomas de ansiedade estejam persistentes e impedindo de realizar determinadas tarefas, busque ajuda profissional, pois provavelmente se trata de ansiedade patológica.

Como curar a ansiedade na gravidez

A ansiedade na gravidez é comum, mas quando ela é excessiva ela pode fazer mal ao bebê e por isso deve ser evitada com:

  • Tomar calmantes naturais;
  • Praticar regularmente exercícios físicos;
  • Concentrar-se em bons pensamentos.

Realizar um curso para gestantes pode ser uma boa opção para vencer a ansiedade se ela estiver relacionada a incerteza de saber ou não cuidar do bebê.

Sempre enfrente a ansiedade ao invés de controlar sintomas. Espero que tenham gostado. Se tiver dúvidas deixe sua pergunta nos comentários.

por Redação

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