Novidades
Home / Beleza / MELASMA, causas e tratamentos

MELASMA, causas e tratamentos

Em algum momento você se olha no espelho e… descobre manchas no seu rosto, o que será? Muito provavelmente que seja MELASMA. Não se desespere, vamos explicar aqui os o que é e os tratamentos, ok?

O que é o melasma?

O melasma é um problema (doença crônica) de pele, que tem por característica o surgimento de manchas amarronzadas no rosto, mas também podem aparecer em outras parte do corpo que ficam mais expostas ao sol como pescoço, colo e braços. As manchas geralmente tem limites precisos e são irregulares, formando placas que, em seu contorno, apresentam pontilhado pigmentar. Apesar de não trazer consequências ao organismo, o melasma pode trazer consequências devastadoras sob o ponto de vista emocional e psicológico. É bastante comum em mulheres entre os 20 e 50 anos, porém também pode afetar os homens.

Não podemos esquecer que a doença não tem cura, mas pode perfeitamente ser controlada se for feito o tratamento adequado. O seu surgimento também pode estar relacionado à gravidez ou ao uso de anticoncepcionais hormonais (pílula) e tem como fator desencadeante a exposição da pele ao sol, ocasionando a hiper pigmentação. Quando estas manchas ocorrem durante a gravidez, recebem a denominação de cloasma gravídico.

melasma-tratamentos-mid-

A profundidade em que se localiza o pigmento na pele determina o tipo de melasma, que pode ser epidérmico (mais superficial e que responde melhor ao tratamento), dérmico (mais profundo e de tratamento mais difícil) ou misto. Outros casos se manifestam por altos níveis de estresse, efeitos secundários de cosméticos ou medicamentos, herança genética ou mau funcionamento dos hormônios da tireoide.

Além da classificação quanto à profundidade, o melasma facial costuma seguir padrões específicos, fazendo com que ele também possa ser classificado em:

– Centrofacial: quando envolve testa, bochechas, nariz, lábio superior e queixo.
– Malar: quando envolve bochechas e nariz.
– Mandibular: quando envolve áreas ao redor da mandíbula


 Tratamentos

Existem diversos tipos de tratamentos que são amplamente indicados por especialistas e postados inclusive em diversos blogs e sites na internet, mas fizemos um estudo amplo de pesquisas para trazer a vocês um conteúdo sério que te ajude na resolução do seu problema. Vamos então a nossa conclusão. Como vimos no início do post, essa doença não tem cura, mas pode ter uma melhora muito significativa a ponto de quase sumir com os diversos tipos de clareamentos.

Clareamentos – Essa é uma fase do tratamento que consiste no uso de cremes clareadores a base de hidroquinona, ácido glicólico, ácido retinóico, ácido azelaico, entre outras substâncias, e, os resultados demoram cerca de dois meses para aparecer. O método não funciona em todos os pacientes e, mesmo que os resultados apareçam mais rapidamente, é necessário tempo para estabilizar a condição e impedir que a mínima exposição ao sol traga os sintomas de volta.

Esfoliação e peeling – A microdermoabrasão ou peeling de diamante promove a remoção mecânica da camada superior da pele o que melhora a circulação sanguínea superficial, estimula a formação de colágeno, elastina e ácido hialurônico, levando a melhora de cicatrizes de acne, de rugas finas e auxilia na remoção de manchas de pigmentação. Este método pode ser associado ao peeling químico. O peeling químico, feito com ácidos, promovem a eliminação das camadas danificadas da epiderme, estimulam a renovação das células da pele, melhoram a irrigação sanguínea, a textura da pele, clareiam manchas e atenuam rugas finas, além de estimular a produção de colágeno, o que melhora a firmeza da pele. Bons resultados podem ser obtidos com vários peelings seriados, com pequenos intervalos entre eles, proporcionando uma melhora progressiva.

Evite se expor ao sol, e sempre que precisar, use um bloqueador solar com fator de proteção bem alto. E no dia a dia protetor solar no rosto até em casa, por que até a luz do computador afeta nossa pele.
melasma_graphic
Imagem da Internet

por Redação

ATENÇÃO:
O site Mulheres Inesquecíveis Determinadas não fornece aconselhamento médico, diagnóstico ou tratamento. Todos os conteúdos são meramente informativos. Procure sempre um profissional da área para fazer um diagnóstico e posteriormente o tratamento adequado.

Comentários

Veja também

Cortes de cabelo para outono inverno 2016

Enfim o Outono chegou e como de costume muitas mulheres adoram fazer uma mudança no …