Novidades
Home / Dicas de Saúde / 11 benefícios da UVA PASSA

11 benefícios da UVA PASSA


Apesar de ser feiinha e toda enrugada as frutas secas se mostram tão nutritivas quanto as demais. De olho nessas frutas de texturas diferenciadas, podemos notar que os benefícios da uva passa podem ser ajudar com dietas e reeducações alimentares, por isso descobrir para que serve e quais as propriedades do alimento é a melhor forma de usufruir plenamente de seus poderes medicinais.

As uvas passas são feitas a partir da desidratação das uvas frescas e são consideradas como frutos secos, sendo muito usada na cozinha ou para comer sem acompanhamento. As crianças adoram, bem como quem gosta de comidas agridoces e de doces. É um fruto seco de textura muito suave e carnosa. Confira!

11-beneficios-uva-passa-mid

Especialistas recomendam o uso de uvas passas para anemia e para problemas de visão, já que ativam a circulação sanguínea e nutrem os capilares. Por ser ricas em cálcio, também protegem da osteoporose e os dentes.

Os benefícios da uva passa

1. Ótimo para prisão de ventre: muitas mulheres sofrem com esse problema, mas comer uvas passas vai ajudar muito na constipação devido a suas propriedades laxantes suaves, seus ácidos orgânicos, a frutose e a pectina. E a estrela das substância que ajuda a limpar o intestino e a formar fezes mais volumosas é a Pectina. Para lacrar, ainda ajuda na prevenção do câncer de cólon.

2. Altamente energéticas: oferecem um alto nível de carboidratos de absorção rápida e mais 70% de frutose. São recomendáveis para crianças e adolescentes, afinal oferecem muita energia. Seguindo esse raciocínio, também são recomendáveis para atletas, pela grande carga de esforço físico diário que esse grupo de pessoas faz. Indicado para tratar a anemia, por que é rico ferro que é necessário ao organismo, além de cobre e manganês. Muito recomendável também para quem precisa ganhar peso.

3. Melhora a visão: como contêm fito nutrientes que ajudam a cuidar da saúde dos olhos. Protegem a visão dos efeitos da oxidação e do tempo, melhorando a circulação do sangue e nutrindo os vasos capilares. São ótimas quem apresenta problemas de vista cansada, glaucoma, cegueira noturna e catarata.

4. Equilibra a acidez: as quantidades de potássio e de magnésio da uva passa ajudam a reduzir a acidez (uma condição metabólica anormal conhecida como acidose) e remover as toxinas do corpo, que podem causar doenças como artrite, gota, pedras nos rins, doenças cardíacas, tumores, câncer, perda de cabelo e doenças de pele.

5. Músculos e sistema nervoso: para você que busca o crescimento dos músculos, é importante saber que a uva passa é rica em potássio que junto à porção saudável de sódio e vitaminas (principalmente do grupo B), o fruto auxilia na saúde dos músculos, otimizando o processo de hipertrofia, já que também pode interferir na retenção de líquidos, deixando o volume muscular em maior evidência. A uva passa possibilita que sejam mantidos os níveis energéticos enquanto você está em repouso, por isso, ela garantirá que o metabolismo se mantenha em funcionamento, mesmo após as atividades. Os músculos também podem ser beneficiados com a maior capacidade de absorção de oxigênio, agindo contra radicais livres e evitando danos oxidativos. São uma grande fonte de flavonoides, antioxidantes e miricetina, que ajuda a proteger o organismo da incidência de Alzheimer.

6. Hummm afrodisíaco: você pode encontrar estímulo natural através do consumo regular de uva passa. Um aminoácido chamado arginina ajuda a despertar a libido, atuando em quadros como impotência e infertilidade. Alguns países, as consideram afrodisíacas, por isso as incluem em muitas sobremesas e doces. No Egito Antigo fazia-se uma mistura de uvas passas e mel para consumir antes dos encontros íntimos. Fica a dica.

7. Bom para o coração: a catequina presente nas uvas passas, é um antioxidante muito eficaz para eliminar o colesterol e limpar as artérias, evitando problemas cardiovasculares. Também serve para regular a pressão arterial (ideal para quem sofre de hipertensão) e ajudar na boa circulação.

8. Ossos fortes: o cálcio, magnésio e o ferro são fundamentais para a saúde e resistência dos ossos, o que preserva a estrutura corporal e articulações. A uva passa pode fornecer esses minerais, e ainda contém boro, que auxilia na composição óssea, garantindo saúde, e evitando o desgaste (porque possuem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias). São recomendadas para gestantes ou lactantes, que são períodos em que as necessidades de cálcio são maiores. Pode-se dizer que, se aliado com uma alimentação completa em nutrientes, o fruto pode ajudar na prevenção de osteoporose.

9. Cuida dos dentes: você ainda não deve ter ouvido falar em um dos componentes das uvas passas que é o ácido oleanólico, que desempenha um papel fundamental na proteção dos dentes contra as cáries, a sensibilidade e a fragilidade dentária. Impedem o crescimento das principais bactérias responsáveis pelas cáries e pelo tártaro.

10. Controla o apetite: para quem esta acima do peso não são “permitidas” devido as suas calorias, porém também já foi comprovado que elas controlam o colesterol e o apetite, além de serem capazes de oferecer saciedade. Além disso, a uva passa é um remédio natural ótimo para evitar a ansiedade, pois são doces e a sensação de consumir um doce pode causar esse efeito.

11. Tratam a febre: devido ao teor de ácidos orgânicos das uvas, que oferecem todas as suas propriedades refrescantes para reduzir a febre. Também oferecem propriedades antibióticas e ajudam a tratar infecções.

As opções dos melhores combinações para aproveitar esse fruto seco são: acelgas refogadas com passas e batatas, lombo de porco com passas e abacaxi, sorvete de coco e passas, arroz com laranja e passas, macarrão com nozes e uvas passas, maçãs assadas com passas, pudim de pão com passas e raspas de chocolate, canelone de alho poró com frango e passas, torta de maçã e passas, bacalhau com pinhão e passas, pão doce genovês, cuscuz, arroz tropical, torta de cenoura com passas, etc. Ufa, bastante coisa né? Então aproveita a dica e se cuida.

por Redação

Comentários

Veja também

23 motivos para você consumir GENGIBRE regularmente

Já falamos do GENGIBRE em outras matérias, mas essa raiz é tão poderosa que vale …