Novidades
Home / Dicas de Saúde / Limão, um santo remédio

Limão, um santo remédio


Aprenda  uma receita com limão para reduzir o colesterol, limpeza do sistema digestivo e até emagrecer.

Estudos a cada dia comprovam o poder do limão em nossa saúde. Vamos apresentar nesta matéria alguns desses benefícios com dicas simples que podemos usar no dia a dia e o melhor com um custo pequeno. O Limão é uma fruta rica em vitamina C e apesar pouco divulgado também é rico em vitamina A, vitamina B (b1, b2 e b3), vitamina I e vitamina P. E ainda ser uma ótima fonte de cálcio, cobre, magnésio, iodo, ferro, fósforo, silício, ácido cítrico, ácido málico e pequenas quantidades de ácido fórmico e ácido acético.

limao-santo-remedio-mid

Os benefícios da receita que vamos dar são muitos, veja abaixo:

  • Elimina os depósitos de gorduras acumulados no corpo;
  • Ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL);
  • Diminui os triglicéridos no sangue;
  • Ajuda a prevenir a formação de trombos;
  • Diminui a pressão arterial;
  • Melhora o funcionamento do fígado e potencia sua função depurativa;
  • Melhora o funcionamento dos rins, portanto ajuda a combater a retenção de líquidos;
  • Melhora os problemas de circulação;
  • Melhora o sistema imunológico e nos ajuda a aumentar as defesas;
  • Previne a aparição de tumores;
  • É antioxidante, o que renova e rejuvenesce as nossas células.

A partir de hoje você vai aproveitar o limão por completo, sem desperdiçar nada deste rico alimento, pois vamos ensinar agora uma receita para isso.

Para aproveita-lo em 95 % (menos os caroços, claro) vamos produzir uma farinha com a casca de limão, que é rica em fibras como a pectina. Essas fibras da casca do limão são muito importantes, porque ajudam a limpar o intestino e intensificam a perda de peso. A casca do limão também contém d-limoneno, que tem propriedades anti-cancerígenas e ajuda a dissolver cálculos renais e a evitar entupimento nas artérias. Então não jogue mais no lixo esse remédio caseiro que é a farinha do limão que nos possibilita enormes benefícios à saúde.

Ingredientes

10 limões (isso mesmo, simples né?)

Modo de fazer

É mais caro, mas dê preferencial por limões orgânicos e de boa procedência. Corte os limões pela metade e faça uma deliciosa limonada com eles. Agora vem o segredo as metades espremidas não vão para o lixo. Lave-as bem em água corrente para eliminar todo resíduo de sumo e coloque-as emborcadas (com a parte da polpa para baixo) num escorredor para drenar a água em excesso. Quando secar, vai triturar no liquidificador, aos poucos, e sem água. Coloque as cascas trituradas numa “assadeira de vidro” e leve ao forno na temperatura mínima, mexendo sempre para evitar que queime no fundo e nas laterais da forma. Quando farinha ainda não tão fina de cascas estiverem secas, totalmente desidratadas, retire do forno e deixe esfriar. Bata de novo no liquidificador até obter uma farinha bem fininha. Passe numa peneira e armazene a farinha obtida num frasco de vidro com tampa. Conserve na geladeira. Consuma no máximo 3 colheres (café) por dia.

Use a farinha em sumos, vitaminas, chás, lanches e sopas. Também pode usá-la sobre o arroz, feijão ou macarrão ou na salada o sabor imperceptível. Não vai atrapalhar a sua refeição e sim ajudar a sua saúde.

por Redação

Comentários

Veja também

DISBIOSE – Possivelmente você conhece alguém que tem

Muitas mulheres têm essa síndrome e não sabem, por que a maioria dos médicos também …