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Lista de Alimentos Sem Glúten

Em todo mundo milhares de pessoas estão deixando de comer de alimentos com glúten. E o por que disso? O glúten é uma proteína que encontramos no trigo, no centeio, na cevada, na aveia e no malte. Vamos então conhecer os alimentos sem glúten e por que consumi-los. Já foi descoberto que algumas pessoas sofrem de intolerância ao glúten, por exemplo os portadores da doença celíaca, e o tratamento consiste na exclusão do glúten de sua dieta.

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Abaixo vamos descrever detalhadamente os alimentos sem glúten para ajudá-la na sua dieta. Todos produto que são processados industrialmente podem conter glúten. Sempre leia os rótulos dos alimentos e imprima uma lista de alimentos sem glúten para te ajudar no dia a dia até se acostumar.

A melhor maneira de não errar na dieta livre de glúten é comer alimentos que não sejam processados. Tenha cuidado com alimentos congelados, já que muitos deles contêm conservantes e glúten escondidos nos ingredientes.

Para garantir 100% de certeza de que seus alimentos são livres de glúten é comprá-los frescos nas feiras e hortifrutis e prepará-los você mesmo.

Os alimentos a seguir são os únicos alimentos que podem ser ingeridos no caso da doença celíaca, pois pacientes com esse diagnostico, o glúten pode danificar as paredes no intestino e provocar diarreia e dores abdominais dificultando a absorção de alguns nutrientes.

Lista dos Alimentos Sem Glúten

Frutas – Todas as frutas são livres de glúten em seu estado natural.

  • Açaí
  • Maçã
  • Damasco
  • Banana
  • Amora
  • Mirtilo
  • Meloa
  • Alfarroba
  • Cereja
  • Cranberry
  • Groselha
  • Tâmara
  • Figo
  • Uva
  • Goiaba
  • Melão
  • Kiwi
  • Kinkan
  • Limão
  • Lima
  • Mexerica
  • Manga
  • Laranja
  • Mamão Papaia
  • Maracujá
  • Pêssego
  • Pera
  • Abacaxi
  • Ameixa
  • Caqui
  • Marmelo
  • Framboesa
  • Morango
  • Tamarindo
  • Tangerina
  • Melancia

Vegetais – Os vegetais também são alimentos sem glúten.


  • Alfafa
  • Alga
  • Araruta
  • Alcachofra
  • Rúcula
  • Aspargo
  • Abacate
  • Feijão
  • Brócolis
  • Couve de Bruxelas
  • Couve-Flor
  • Repolho
  • Cenoura
  • Aipo
  • Milho
  • Pepino
  • Berinjela
  • Alho
  • Feijão Verde
  • Couve
  • Alface
  • Cogumelos
  • Quiabo
  • Cebola
  • Salsa
  • Ervilha
  • Pimenta
  • Batata (inglesa e doce)
  • Abóbora
  • Rabanete
  • Espinafre
  • Nabo
  • Agrião

Carnes – As carnes também são livres de glúten, lembrando que se forem processadas ai já tem glúten. Os molhos de carne, na sua maioria contém glúten.

  • Jacaré
  • Vaca
  • Búfalo
  • Galinha
  • Pato
  • Cabra
  • Ganso
  • Cordeiro
  • Porco
  • Coelho
  • Cobra
  • Peru
  • Codorna
  • Vitela

Ovos e Laticínios

  • Manteiga
  • Caseína
  • Queijo
  • Creme
  • Ovos
  • Leite
  • Creme Azedo
  • Iogurte (puro e sem sabor)
  • Soro de Leite

Outros alimentos sem glúten

  • Álcool (a maioria, menos a cerveja, a menos que seja sem glúten)
  • Bicarbonato de Sódio
  • Ervas
  • Mel
  • Geleia
  • Gelatina
  • Suco
  • Castanhas
  • Óleos
  • Sementes
  • Temperos
  • Calda
  • Baunilha
  • Vinagre
  • Vitaminas
  • Vinho
  • Goma Xantana
  • Sal, açúcar, chocolate em pó, cacau;

Farinha, grãos e trigo

  • Farinha de Amêndoas
  • Amaranto
  • Araruta
  • Farinha de Feijão
  • Arroz integral
  • Farinha de arroz integral
  • Trigo sarraceno
  • Mandioca
  • Farinha de milho
  • Fubá
  • Amido de milho
  • Semente de algodão
  • Semente de Linhaça
  • Milhete
  • Farinha de Ervilha
  • Polenta
  • Pipoca
  • Farinha de batata
  • Quinoa
  • Arroz
  • Sagu
  • Farinha de Soja
  • Farinha de Tapioca
  • Farinha de Inhame
  • Levedo
  • Iúca

A lista tem a intenção de ser útil sempre quando você não tiver certeza se pode comer um alimento, então use e abuse. Pergunte sempre que tiver dúvidas quando for comer fora ou fazer compras. Leia todos os rótulos e tenha cuidado com o glúten escondido nos seus alimentos. Fique longe de molho shoyu, molhos de salada, molhos de carne, caçarolas, farinha de pão, frios e cerveja.

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Agora pode parecer que não é possível comer uma dieta sem glúten, mas não é difícil, apenas dê uma olhada no exemplo de cardápio sem glúten. Você precisa tomar cuidado e ter certeza de que os alimentos que está comendo são livres de glúten. A melhor maneira é evitar alimentos processados e comer mais alimentos integrais e naturais.

Muitas empresas fazem alimentos sem glúten e comprá-los nunca foi tão fácil. Há até sites que vendem alimentos sem glúten e entregam na sua casa. Boa dieta!!!

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