Novidades
Home / Saúde / INHAME – Contra Dengue, Zica e Chikungunya

INHAME – Contra Dengue, Zica e Chikungunya


Muita gente não tem ideia dos benefícios que esse tubérculo pode fazer a nossa saúde. O inhame é parente do cará e da batata-doce, ele melhora o funcionamento do sistema imunológico, a qualidade do sangue e, por ser altamente nutritivo e baixo teor calórico, é uma boa opção também para quem está de dieta. Ainda não foi tão pesquisa pelas instituições acadêmicas e com isso não se tem ampla aplicação médica, mas a experiência já elevou o vegetal à categoria de alimento funcional.

O Inhame (Colocasia esculenta), é cultivado desde 50.000 aC, na África e na Ásia e hoje é um dos alimentos mais populares e amplamente consumidos no mundo. Eles estão atualmente cultivado nas regiões tropicais e subtropicais da América do Norte e são alimentos básicos em muitos países diferentes da América do Sul, África, nas ilhas do Pacífico, e as Índias Ocidentais.

inhame-contra-dengue-zica-mid

Tenhamos o alimento como remédio, pois esse é um sábio princípio da medicina naturalística que entende o indivíduo, ser humano, como parte da natureza. Enquanto os seres humanos mantêm íntima ligação com a natureza, portanto, com a terra e as águas, produzindo seu alimento de forma sadia, seu corpo também se manterá em equilíbrio nessa troca simbiótica de energia.

Propriedades Terapêuticas

O inhame é fonte de vitamina B6, um nutriente necessário para o corpo e ajuda a quebrar a homocisteína, um aminoácido que pode danificar diretamente as paredes dos vasos sanguíneos. Também é rico em potássio, o que ajuda a controlar a pressão arterial. E para fechar também é uma ótima fonte de vitamina C, que diminui a pressão arterial e garante dilatação adequada dos vasos sanguíneos, melhorando o fluxo sanguíneo para o coração e prevenção de doenças como aterosclerose, colesterol alto e insuficiência cardíaca congestiva. Grande parte das propriedades funcionais do inhame se deve também à presença de um fito-hormônio chamado diosgenina, que há muito tempo tem sido usado pela indústria farmacêutica em geral. Este é um alimento medicinal dos mais fantásticos, este tubérculo faz com que todas as impurezas do sangue saiam através da pele, dos rins, dos intestinos.

inhame fortalece o sistema imunológico e a medicina oriental recomenda o uso do inhame para fortificar os gânglios linfáticos (repare que a forma do inhame é muito parecida com a dos gânglios, pode não ser por coincidência). Quanto aos efeitos do inhame nas prevenções e tratamentos de malária, dengue, zica, chikungunya e febre amarela, têm se a evidência de que a alimentação com inhame permite que o corpo humano reaja neutralizando os agentes causadores dessas doenças, quando somos picados pelos mosquitos transmissores. Depois que as plantações de inhame foram substituídas por outros plantios, aldeias inteiras sucumbiram de malária.

As mulheres que estão entrando na fase da menopausa que precisam de reposição hormonal (que esta sob suspeita de que aumento na incidência de câncer), podem ser muito beneficiadas com o uso do tubérculo. A diosgenina transformou se em um tratamento alternativo para os calores, o ressecamento da mucosa e outros sintomas que acompanham essa fase. Um estudo avaliou a ação desse fito-hormônio na saúde da mulher pós-menopausa e concluiu que a ingestão de inhame por 30 dias equilibra os níveis hormonais. Seus efeitos são benéficos também para reduzir a irritabilidade durante a tensão pré menstrual.

Como Usar

Há varias maneira de preparo: pode ser comido cru, cozido, frito, assado, em sopas ou purês, ou em pirão feito com a sua farinha, e combina com tudo: de verduras a peixes, ou sozinho, com manteiga ou mel, até bolo se faz com inhame, e pão, deliciosos. É extremamente leve e de fácil digestão, ótimo para crianças pequenas e idosos, por qualidades acima citadas. E fica a dica tem valor nutritivo superior ao das batatas. E não só o inhame, mas também o cará, inhame do norte, que são ótimos alimentos apesar de não terem o mesmo poder curativo do inhame pequeno cabeludo.

E não só para comer serve o inhame, pois também se faz com ele um emplastro muito bom para eliminar sangue pisado de contusões, abcessos e tumores. Em fraturas ou queimaduras, pode ser usado de imediato, para evitar o inchaço e da dor. Também serve para baixar a febre. No caso de tumor que será operado, vale a pena usar o emplastro de inhame durante uma semana antes da cirurgia, pois ajuda a concentrar toda a massa tumoral facilitando sua total retirada.

Por possuir propriedades anti-flamatória pode ser usado em hemorroidas, apendicites, artrites, reumatismos, sinusites, pleurisias, nevralgias, neurites e eczemas.

por Redação

ATENÇÃO:
O site Mulheres Inesquecíveis Determinadas não fornece aconselhamento médico, diagnóstico ou tratamento. Todos os conteúdos são meramente informativos. Procure sempre um profissional da área para fazer um diagnóstico e posteriormente o tratamento adequado.

Comentários

Veja também

23 motivos para você consumir GENGIBRE regularmente

Já falamos do GENGIBRE em outras matérias, mas essa raiz é tão poderosa que vale …