Novidades
Home / Saúde / 7 alimentos PODEROSOS que ajudam no controle da DIABETE TIPO 2

7 alimentos PODEROSOS que ajudam no controle da DIABETE TIPO 2


A DIABETE tipo 2 é uma doença crônica que se relaciona diretamente por hábitos alimentares inadequados, excesso de peso, de consumo de trigo refinado, carboidratos, doces e álcool citando alguns exemplos. Sedentarismo, baixos níveis de colesterol HDL  e triglicerídeos elevados, são fatores que também contribui para esta doença.

7 alimentos PODEROSOS que ajudam no controle da DIABETE TIPO 2

Essa doença ocorre quando há aumento da glicose no sangue que é produzida a partir dos alimentos digeridos no intestino, que se transformam em açúcar. No sangue, a glicose é utilizada pelos tecidos como energia e sua utilização depende da presença de insulina. Que é um hormônio produzido nas células presentes no pâncreas. Para evitar o descontrole da DIABETES, os portadores precisam fazer uma reeducação alimentar.

Hoje vamos falar quais os 7 alimentos que ajudam no controle da DIABETES TIPO 2

1 Abacate – Quase não contém glicose (açúcar) e como é um alimento rico na gordura saudável que aumenta o bom colesterol, torna-se indicado para os portadores do diabetes.

2 Aveia – É uma fibra solúvel e saudável que retarda a digestão, aumentando assim a sensação de saciedade. A quantidade de fibras presente na aveia ajuda a estabilizar o nível de glicose no sangue.

3 Salmão – É rico em proteína, niacina e vitamina D. É uma boa fonte de ômega-3 ácidos graxos, que podem ajudar a reduzir a inflamação associada à resistência à insulina.

4 Couve – A couve é rica em nutrientes essenciais, incluindo vitamina A, vitamina B6, vitamina C, vitamina K e ácido fólico. Além dos minerais como o cálcio e o magnésio. É também rico em fibras, flavonoides e outros antioxidantes. Tem poucos carboidratos, sódio e colesterol. Ela também contém sequestrantes dos ácidos biliares, substâncias que diminuem o colesterol LDL e limita a absorção de gordura da dieta.

5 Coco – é rico em ácidos graxos e ácido láurico. Excelente fonte de gordura boa, triglicérides de cadeia média. Essas substâncias atuam na nutrição das células intestinais, enriquecendo a imunidade. Também reduz inflamações ao ser combinado com outras frutas ou carboidratos.

6 Batata Yacon – Pode ajudar no controle da glicemia em portadores de diabetes tipo 2. Isto porque o alimento é rico em um carboidrato chamado frutooligossacárico que age de forma semelhante as fibras no nosso organismo. O corpo não consegue quebrar as moléculas desse carboidrato com tanta facilidade e por isso a absorção é mais lenta.

7 Amêndoas – São ricas em vitamina B, vitamina E, fibra, Ferro, Proteínas, Magnésio e Zinco e pobre em carboidratos. Pois eles provocam o aumento dos níveis de açúcar no sangue. Além disso, as amêndoas são uma excelente fonte de gorduras insaturadas, que podem ajudar a diminuir o colesterol LDL (ruim) e aumentar o colesterol HDL (bom).

Quando não tratado, o diabetes pode ser fatal. É importante acompanhamento médico e nutricional.

Se você tiver alguma dica também compartilha com a gente deixando nos comentários seu depoimento.

por Redação

Comentários

Veja também

Se SURPREENDA com o poder da FOLHA DE GOIABA

Bem, quem não conhece ou já comeu GOIABA, né? Essa fruta com cheiro e paladar …