Novidades
Home / Saúde / ALIMENTOS que ajudam ou pioram o COLESTEROL

ALIMENTOS que ajudam ou pioram o COLESTEROL


Falaremos sobre Alimentos Que Ajudam e os Que Pioram o Seu Colesterol e com essas dicas você terá condições de se alimentar de maneira a reduzir e controlar esse problema que já faz parte da vida de mais de 18 milhões de individuo acima dos 18 anos. Que corresponde a quase 13% da população brasileira. Sendo mais comum nas mulheres cerca de 15% e 10% nos homens que é uma diferença significativa.

Alimentos que ajudam ou pioram o colesterol

Atualmente temos na internet uma cultura de “comida de verdade” e vários especialistas como o Dr. Lair Ribeiro, Dr. Barakat e muitos outros que nos trazem uma nova visão sobre a alimentação. Derrubando vários mitos e valorizando a comida de verdade e abolindo a comida industrializada.

“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio” Hipócrates

Principais Alimentos que Ajudam a combater o Colesterol

  • Peixes em geral – Esse alimento é rico em omega 3 que é uma gordura poli-insaturada. Os principais benefícios reconhecidos do omega 3 é a proteção da saúde cardiovascular e cerebral. Aqui no Brasil temos a sardinha como um dos peixes com mais omega 3 e com um preço bem legal.
  • Vegetais – Possuem uma infinidade de vitaminas e minerais que agem como anti-inflamatório e anti-oxidantes que retardam o envelhecimento das artérias. Esse processo ajuda a evitar o acumulo de Colesterol das paredes das artérias. Eles são alimentos de baixo custo e ótimos para nossa saúde.
  • Abacate – São excelentes fontes de gorduras monoinsaturadas que ajudam a aumentar o HDL (bom) e reduzir o LHL (mau). O seu consumo é benéfico para a prevenção de doenças cardiovasculares. Pesquisas indicam que em indivíduos saudáveis o principal resultado foi o decréscimo de 16% no colesterol total.
  • Oleoginosas – Castanhas e nozes são fontes naturais de gorduras poli-insaturadas e mono-insaturadas saudáveis que ajudam a reduzir os danos nas paredes das artérias e as protegem das placas de colesterol e consequentemente do ganho de peso. A arginina também ajuda na dilatação das veias e artérias reduzindo a possibilidade de formação de placas de colesterol.
  • Aveia – Ela é rica em fibras solúveis que retardam a sensação de fome nos dando saciedade por mais tempo. Ela diminui os níveis de colesterol total, lipídios totais e triglicerídios e aumenta o bom colesterol (HDL). Um estudo nos informa que se consumirmos 3g dessa fibra solúvel pode reduzir em até 20% o colesterol total.

Principais Alimentos que Pioram o seu Colesterol

Temos que ter em mente que GORDURAS não é colesterol. O que vira colesterol em nosso corpo são os CARBOIDRATOS, esse são os vilões que devemos evitar ao máximo em nossa alimentação. Se isso é novidade para você pesquise e se informe sobre o assunto e seja feliz e mais saudável. Vamos aos alimentos que pioram o seu colesterol.

  • Carboidratos – Esse é o maior vilão dos dias de hoje, pois nosso fígado transforma o carboidrato em gordura, principalmente o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos. Dos 100% de gorduras que estão em nosso corpo 30% são ingeridas e 70% produzidas pelo fígado. Cuidado!!!
  • Margarina – Estudos observaram que um componente das margarinas, o ácido claídico, embora não se acumule nos vasos, provoca uma diminuição dos benéficos lipídios de alta densidade, ou seja, eliminam o que o que é bom favorecendo o que é ruim. Em seu processo de fabricação há a hidrogenação do óleo, o que gera a conhecida e abominada gordura trans. Ciente disso evite como todos os dias o pão francês cheio de margarina. Pesquise mais e pense na sua saúde sempre.
  • Frituras – Elas favorecem a formação de substâncias maléficas desencadeiam diversas doenças graves. Isso ocorre por que o óleo vegetal é levado a altas temperaturas e isso altera sua característica química que é transformada em gordura ruim que obstrui a passagem do sangue e afeta gravemente o funcionamento do coração.
  • Industrializados – A grande maioria desses alimentos são ricos em carboidratos, gordura trans, açúcares, conservantes, sódio e diversos aditivos químicos maléficos a saúde do ser humano. Ou seja, se come só lixo químico que faz o alimento durar mais tempo no supermercados e ter sabores viciantes que nos dá cada vez mais vontade de comer e comer.
  • Açúcar – Ele não é responsável só pelo aumento do índice glicêmico, mas também pelo aumento do colesterol devido a digestão do açúcar que leva à formação de uma substância chamada acetilcoenzima A. Essa substância se transforma em VLDL e quando chega no fígado vira LDL, placas de gordura nas paredes das artérias (colesterol).

por Redação

Comentários

Veja também

23 motivos para você consumir GENGIBRE regularmente

Já falamos do GENGIBRE em outras matérias, mas essa raiz é tão poderosa que vale …