Novidades
Home / Saúde / Batata YAKON alimento poderoso que EMAGRECE e controla o DIABETES

Batata YAKON alimento poderoso que EMAGRECE e controla o DIABETES

Já imaginou comer batata e não ter aquele peso na consciência com os quilinhos a mais e de quebra cuidar da sua saúde? Se você é diabético, agora pode comer batata sem medo nenhum! Veja como isso é possível e ainda aprenda os multibenefícios desse poderoso alimento.

Batata Yakon Emagrece e Controla Diabetes

Tubérculo de origem andina de sabor adocicado a batata yakon também é conhecida como “batata diet”, pois é menos calórica e ajuda a controlar o açúcar no sangue e de quebra ajuda melhorar a imunidade do organismo sendo rica em potássio e vitamina C.

Estudos que foram realizados pela Universidade de Campinas-UNICAMP mostraram que a mesma fibra solúvel que ajuda os diabéticos também faz com que as bactérias boas do intestino aumentem rapidamente, o resultado é o aumento da imunidade do organismo, isso é possível devido as fibras da batata yakon induzirem a formação das moléculas de defesa no organismo.

Protege contra doenças do intestino como a colite

O consumo da batata yakon faz com que o meio intestinal se torne mais resistente ás doenças inflamatórias locais diz Glaucia Pastore – Pesquisadora da UNICAMP.

Em suas propriedades benéficas se encontram também a prevenção do câncer de cólon e infecções bacterianas, além disso tem o poder de prevenir e tratar diarreias já que os componentes da yakon inibe o aumento de bactérias e diminui o pH do intestino permitindo a absorção de minerais.


Como consumir

  • In natura
  • Com frutas batida no liquidificador
  • Em pães
  • Em barrinhas de cereal
  • Pó ou farinha (Secar a batata yakon no forno, triturar e colocar em potes bem fechado. Consumir no dia a dia da forma que desejar)
  • Cozida, assada (mesmo dessa forma não perde suas propriedades benéficas)
  • Em sobremesas

Auxilia na perda de peso

Seu consumo também pode ser sentido no corpo. A batata yakon engorda menos em comparação ás outras batatas, isso porque seu teor de amido é menor, sua digestão é mais lenta, tem baixa caloria sendo que cada 100 gramas contém 30 calorias e ainda tem uma digestão mais lenta aumentando a sensação de saciedade. Mas calma não abuse da quantidade pois pode ter efeito contrário e ainda trazer outro transtorno, o aumento dos gases e ter efeito laxante. O consumo diário fica em torno de 200 gramas, portanto cuidado para não ultrapassar essa quantidade.

Benefícios para o diabetes

Insulina natural para o diabetes. A batata yakon contribui para o tratamento da diabete pois contém uma substância semelhante a insulina que atua por reduzir as taxas de açúcar no sangue. Diferente de outros tubérculos como a mandioca, batata doce e outros que por conter um alto teor de amido causam o aumento da glicemia após seu consumo, a batata yakon faz o contrário por conter um poderoso carboidrato que é a inulina, ao ser consumida auxilia em não elevar a glicose no sangue ou no controle das taxas de açúcar no sangue.

Bom funcionamento do intestino

Seus carboidratos são principalmente a base de FOS – frutooligossacarídeo (prebiótico que são carboidrato ou fibras solúveis). O FOS da batata yakon é a base da inulina que também é um prebiótico benéfico que estimula o bom funcionamento da flora intestinal.

Resumindo a batata yakon é tudo de bom; contribui para o tratamento do diabetes, emagrecimento e até mesmo previne o câncer do cólon, além de muitos outros benefícios para a saúde como aumentar sua imunidade

É uma verdadeira bomba de benefícios para a sua saúde!

Então o que você está esperando? Com tantos benefícios vá correndo contar para os amigos, familiares, vizinhos e já aproveita e compartilha essa matéria nas suas redes sociais e deixe sua opinião nos comentários.

Redatora: Francely Fernandes

Comentários

Veja também

Saiba tudo sobre o LÚPUS – SINTOMAS, TRATAMENTOS E CAUSAS

Saiba tudo sobre o LÚPUS – SINTOMAS, TRATAMENTOS E CAUSAS

O Lúpus Eritematoso Sistêmico, mais conhecido como Lúpus, é uma doença autoimune que pode afetar, …