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Biomassa de BANANA VERDE – BENEFÍCIOS e como FAZER

A biomassa de BANANA VERDE é uma preparação feita a partir da polpa de bananas verdes cozidas. A banana verde é considerada um alimento funcional por causa das suas diversas ações medicinais, além de ser rica em nutrientes. Por isso, conheceremos um pouco mais sobre esse alimento neste artigo.

Biomassa Banana Verde

Nutrientes da biomassa de banana verde

A biomassa é rica em nutrientes. Entre os principais nutrientes presentes nesse alimento funcional estão:

  • Vitaminas: vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B
  • Minerais: cálcio, ferro, potássio, fósforo, magnésio, zinco, entre outros
  • Aminoácidos
  • Fibras: amido resistente

Benefícios da biomassa de banana verde

Os benefícios oferecidos pela biomassa de banana verde são muitos. A grande maioria ocorre por causa da presença das fibras (amido resistente) nesse alimento. Por isso, entre os vários benefícios que esse alimento pode oferecer para a saúde, podemos citar:

  1. Ajuda no emagrecimento

O emagrecimento através da biomassa de banana verde ocorre por causa do baixo conteúdo de calorias, pois 100 gramas da biomassa possui, em média, 65 calorias e também por causa da presença das fibras.

As fibras são nutrientes que dão mais saciedade quando estão presentes no trato gastrointestinal. Com isso, a fome fica mais retardada e a ingestão alimentar mais controlada.

Além disso, as fibras controlam a absorção do açúcar no intestino que passa para a corrente sanguínea de forma mais devagar. Assim, a saciedade também dura mais tempo porque a glicose não aumenta bruscamente e não é retirada pela insulina imediatamente do sangue. Quando a glicose é retirada do sangue de forma rápida, a fome surge de forma mais rápida também.


  1. Ajuda no controle do colesterol

Com o consumo frequente da biomassa de banana verde o colesterol fica mais controlado. Isso ocorre porque as fibras, quando estão presentes no intestino, controlam a absorção das gorduras. As fibras, junto com a água, formam uma espécie de gel no intestino criando uma barreira que controlam a absorção das gorduras fazendo com que elas sejam absorvidas de forma mais lenta para o sangue. Assim, as taxas de colesterol ficam mais controladas.

  1. Controla a diabetes

O controle ou combate da diabetes tipo 2 também se dá por causa do amido resistente presente na biomassa de banana verde. Essas fibras, assim como ajudam a controlar o a absorção do colesterol no intestino, também ajudam a controlar a absorção do açúcar.

Dessa forma, com vimos, o açúcar passa a ser absorvido de forma mais lenta e constante. Com isso, a glicose sanguínea se mantém em níveis mais constantes sem o aumento brusco que prejudica o diabético.

  1. Melhora o funcionamento intestinal

As fibras desse alimento também ajudam a manter o funcionamento intestinal mais normalizado. Elas estimulam os movimentos intestinais e ajudam na formação do bolo fecal juntamente com a água. Isso melhora a evacuação e combate a constipação (prisão de ventre).

  1. Combate a depressão

A biomassa de banana verde ajuda a combater a depressão e também a ansiedade por causa do aminoácido triptofano. Esse aminoácido é precursor do hormônio serotonina que está envolvido na sensação de bem-estar e prazer. Além disso, regula o processo do sono.

Como fazer a biomassa

Para o preparo da biomassa de banana verde, separe a quantidade de bananas que desejar a lave-as. Coloque em uma panela de pressão e deixe cozinhar por, em média, 30 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Retire as cascas das bananas e coloque a polpa no liquidificador. Triture bem até formar uma pasta homogênea. Se necessário, adicione um pouco de água.

A biomassa pode ser adicionada a diversas preparações como sucos, vitaminas, sopas, molhos, feijão, massas e em todas as preparações que você desejar.

Pode ser armazenada na geladeira por até 5 dias ou congelada por até 3 meses. Congele em pequenas porções para facilitar o uso. Pode ser em forminhas de gelo ou pequenos recipientes.

A biomassa de banana verde pode ser feita de qualquer banana e somente no estágio verde, pois é a fase da fruta onde está presente o amido resistente, ou seja, as fibras que oferecem a maior parte dos benefícios desse alimento. Na fase madura, esse amido passa a ser açúcares simples como a sacarose e a frutose não exercendo, portanto, parte dos benefícios citados.

 

Redação: Samara Santos

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