Novidades
Home / Saúde / PEDRA NOS RINS – Aprenda a Combater Com Dicas Caseiras

PEDRA NOS RINS – Aprenda a Combater Com Dicas Caseiras

O cálculo renal, conhecido popularmente por pedra nos rins, é uma condição extremamente dolorosa destacada pelo desenvolvimento de pequenas pedras que bloqueiam o aparato urinário. Essas pedrinhas são geradas por sais minerais e alguns ácidos acumulados na urina quando não se consegue processar as toxinas de forma correta.

Na maioria dos casos, a pedra nos rins pode ser eliminada por meio da própria urina e sem sintomas muito fortes. No entanto, há alguns casos nos quais ela se prende nos canais da urina, causando muitas dores e até sangue.

Pedra nos Rins

Geralmente a utilização de bastante líquido, diversos remédios caseiros e ervas diuréticas se encarregam de eliminá-la. Porém, em situações mais graves, é necessário realizar a cirurgia para retirá-la.

COMO SABER SE POSSUO PEDRA NOS RINS?

Sem dúvidas, a dor é um dos maiores sintomas em quem possui pedra dos rins e a maioria das pessoas já sabe disso. No entanto, listaremos abaixo algumas formas de identificar e saber se você possui.

  • Dores intensas no fundo das costas (similar a uma cólica muito forte na região lombar) e que pode se espalhar para outras partes do corpo
  • Dores também no baixo ventre
  • Urina mais escura do que o normal
  • Aparecimento de sangue na urina
  • Aumento na vontade de urinar
  • Sensação de queimação na hora de urinar
  • Náuseas e vômitos
  • Febre e calafrios
  • Em alguns casos, ausência de urina

COMO ELIMINAR PEDRA NOS RINS DE FORMA CASEIRA

Geralmente o tratamento do cálculo renal é feito em casa. E para auxiliar, trouxemos diversas maneiras simples e eficazes de como eliminar pedra nos rins de forma caseira. São receitas com ingredientes que encontramos na cozinha da nossa casa ou em lojas de produtos naturais.

Limão e Ovo

Principalmente quando surgirem os primeiros sintomas do cálculo renal, na maioria dos casos são as dores que citamos acima, procure beber diariamente um copo de suco de limão espremido na hora. Se puder, adicione um ovo e misture bem. Procure sempre tomar em jejum.

Limão, Azeite e Vinagre de Maçã

Faça uma mistura de 50ml de azeite com 50ml de suco de limão em 500ml de água e beba. Aguarde 30 minutos e faça uma nova mistura com 500ml de água, metade de um limão (espremido) e adicione uma colher de vinagre de maçã e beba o líquido todo. Procure repetir por diversas vezes ao dia.

Folhas de abacate e maçã

Faça uma quantidade boa de suco de maçã e uma infusão com folhas de abacate. Misture e beba na hora.

Fucus Algas


Você poderá encontrá-la em lojas de produtos naturais. Consuma diariamente em suas refeições ou em formato de pastilhas.

Vinho, leite e camomila

Faça uma mistura de meio litro de vinho com meio litro de leite quente sem a nata e inclua flores de camomila. Coloque no fogo até dissolver. Beba diariamente uma xícara.

Gengibre

Essa receita é para quando estiver sentindo dores muito intensas nos rins. Leve ao fogo um gengibre (fresco) em um litro de água por uns 10 minutos. Molhe um pano com o líquido e repouse no local da dor, ou seja, geralmente é na região lombar.

CHÁS PARA PEDRA NOS RINS

Os chás são ótimos aliados para quem possui pedra dos rins. Todos os chás abaixo são de fácil preparo, ou seja, você irá ferver em aproximadamente 10 minutos e beber. Procure tomar com nenhum ou pouco açúcar. Você pode adicionar uma colher (pequena) de mel se desejar.

  • Quebra-pedra
  • Manjericão
  • Cavalinha
  • Uva de urso
  • Salsa

É importante tomar de 2 a 3 vezes por dia para ter o efeito esperado.

5 DICAS PARA QUEM POSSUI PEDRAS NOS RINS

Aumente o consumo de líquidos

É de extrema importância ingerir bastante água ou chás para facilitar a remoção da pedra e melhorar o funcionamento do seu sistema urinário.

Evite o consumo de alguns alimentos

Diminua ou retire da sua dieta alimentos que ajudam na formação de pedra nos rins, tais como chocolate, café, beterraba, morango e gérmen de trigo, por exemplo. Além disso, é importante não consumir açúcar, principalmente refrigerantes.

Evite o sal

O sódio, em grande quantidade, pode aumentar a chance de se formarem micro cristais dos rins, afinal impede a absorção de cálcio pelo organismo. Por isso, é importante retirar o sal da alimentação. Só o utilize (em pequenas quantidades) em ocasiões extremas.

Evite proteínas

É fundamental evitar proteínas em excesso, principalmente a carne vermelha, pois ela facilita o acúmulo de ácido úrico nos rins.

Evite o álcool

O álcool é um grande vilão para quem possui pedra nos rins. Ele inibe um hormônio diurético, que faz o nosso sistema corporal reabsorver a água existente na urina, impedindo a desidratação. Ou seja, toda a água que seria reabsorvida, é excretada.

Uma última observação: se você possui histórico familiar de pedra nos rins, deve se atentar bastante.

Então, agora que você já entendeu bastante sobre a pedra nos rins e como tratá-la de forma caseira, compartilhe esse artigo com seus familiares e amigos para que entendam mais sobre assunto e evitem problemas futuros.

Redação: Rayanne Monteiro

Comentários

Veja também

Clareamento Dental Caseiro

Clareamento DENTAL CASEIRO – Dicas para acabar com os dentes amarelos

O nosso sorriso é como a fachada da nossa casa. Quanto mais limpa e bonita, …